Tour de France 2009

>> domingo, 26 de julho de 2009

Boas!

Acabou hoje mais uma edição do Tour de France!
A vitória sorriu mais uma vez a um ciclista espanhol (4ª consecutiva), de seu nome Alberto Contador (2ª vitória no Tour)!
Como seria de esperar, Alberto Contador surge, na minha opinião, como a principal figura do Tour 2009, tendo revelado uma grande superioridade em relação a todos os adversários ao longo do mês de Julho.

No 2º lugar da geral ficou o luxemburguês Andy Schleck, tendo também ficado na 2ª posição no meu ranking. O mais novo dos Schleck mostrou que podia ter ganho o Tour, não fosse a presença de Alberto Contador. Foi o animador das etapas de montanha e ainda venceu a camisola branca, atribuída ao melhor ciclista entre os mais jovens (menos de 25 anos).
A 3ª figura do Tour 2009 foi Lance Armstrong! Ficou no 3º lugar do pódio, onde esteve 7 vezes seguidas no 1º posto (entre 1999 e 2005). O norte-americano, de 37 anos e depois de 3 anos de paragem, regressou em grande plano, assegurando um lugar nos três primeiros!!
A 4ª figura deste Tour, foi sem dúvida, o sprinter britânico Mark Cavendish! Vencedor de 6 etapas, incluindo a chegada de hoje aos Campos Elísios, em Paris, o jovem ciclista nascido na Ilha do Homem, mostrou uma superioridade que há muito não se via no Tour! Não perdeu qualquer sprint onde esteve envolvido e em apenas 2 anos de Tour, já leva 10 vitórias em etapas!

Na 5ª posição surge o britânico Bradley Wiggins! No início do Tour tinha como objectivo chegar dentro dos 20 primeiros (os especialistas diziam que era pouco provável!), no entanto ao longo do Tour mostrou-se bastante à vontade, acabando num brilhante 4º lugar na classificação geral! Tendo em conta que a especialidade de Bradley Wiggins é o ciclismo de pista (onde já ganhou 6 medalhas olímpicas), o britânico foi a grande surpresa deste Tour de 2009.
A 6ª figura do Tour 2009 foi Franck Schleck, o mais velho dos irmãos Schleck! Franck bem tentou chegar ao pódio, sendo com o irmão, os principais animadores das etapas dos Alpes, no entanto, Lance Armstrong e o contra-relógio final, impediram-no de chegar mais longe. Mesmo assim, ainda conseguiu vencer uma etapa, ficando no 5º lugar da classificação geral.
A 7ª figura do Tour 2009 foi o italiano Franco Pellizotti. Franco surgiu com o objectivo de ficar no pódio final (tal como conseguiu no Giro 2009), no entanto, as etapas dos Pirinéus afastaram-no desse objectivo. Apesar disso, deu a cara à luta, alterando o seu objectivo inicial. Com o passar dos dias foi conquistando mais pontos nas montanhas, vencendo a camisola branca com bolinhas vermelhas, símbolo do melhor trepador! Ainda esteve perto de uma vitória de etapa em três ocasiões e por isso venceu também o Troféu da Combatividade!

No 8º lugar das figuras do Tour 2009, surge o norueguês Thor Hushovd! Thor conquistou mais uma vez a camisola verde, símbolo do corredor mais regular! Apesar de Mark Cavendish ter conquistado mais vitórias em etapas, Thor Hushovd foi o mais regular dos finalizadores conquistando a camisola verde pela 2ª vez (a 1ª foi em 2004). Venceu também uma etapa, na chegada a Barcelona!
No 9º lugar, surge o italiano Vicenzo Nibani. O italiano ficou em 2º lugar entre os mais jovens e mostrou uma grande regularidade, acabando o Tour 2009 no 7º lugar da classificação geral. É uma aposta para o futuro, já que só tem 24 anos!
A 10ª figura do Tour 2009, decidi que fosse o nosso português, Sérgio Paulinho (35º da geral individual)! O português fez uma excelente prova, comandando a equipa Astana nas etapas mais complicadas do Tour! Foi uma peça importante no xadrês da Astana, ajudando Contador e Armstrong a alcançarem os seus objectivos finais. A Astana ganhou ainda o Troféu para a melhor equipa do Tour!

2 comentários:

ANTIGAS GLÓRIAS ALGARVIAS E ALENTEJANAS 28 de julho de 2009 às 13:56  

Eu parece-me que o Contador foi sacana com o Lance..

Sérgio_alj 28 de julho de 2009 às 17:03  

Mas refere-se a que ele foi sacana quando?

Durante a prova ou depois?

Durante a prova, o Contador mostrou que era o mais forte candidato à amarela, no entanto, as declarações dele no Domingo foram muito "porcas"!

Não deu o mérito à equipa pelo trabalho efectuado ao longo da prova, que seria bastante dificil de conquistar sem a ajuda de Lance, Kloden, Paulinho e companhia...